terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Resenha Literária - A Volta ao Mundo em 80 Dias

Esse é um dos livros mais famosos do mundo, de um dos autores mais famosos, brilhantes e visionários do Mundo. Iremos falar sobre “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Jules Verne.




Nome: A volta ao mundo em 80 dias
Editora: Martin Claret
Autor: Júlio Verne

Sinopse: uma aposta foi o bastante para Phileas Fogg e seu fiel escudeiro, Jean Passepartout, embarcarem em uma das maiores aventuras da literatura mundial, nos moldes da narrativa fantástica de Júlio Verne. O escritor francês, um dos precursores da moderna ficção-cientifica, narra a historia de um inglês metódico, que decide dar a volta ao mundo em oitenta dias, no ano de 1872, pelo suposto motivo de uma aposta selada com alta quantia em dinheiro. Ao colocar o pé no mundo, Fogg encara diversas aventuras típicas da imaginação sinistra de Verne. Oceanos, navios a vapor, estradas de trens, selvas e até viagem sobre elefantes compõem essa jornada. Publicado em 1873, esta obra tem destaque relevante na bibliografia deste autor que, em meio aos seus romances de aventura, pressagiou diversos avanços científicos e tecnológicos da humanidade. A volta ao mundo em 80 dias leva-nos a lugares onde nunca pensamos em estar e até nos faz acreditar numa fantasia possível de se concretizar.


O livro diz respeito a uma aposta de Philleas Fogg com os seus companheiros do Reform-Club – uma aposta de 20 mil libras, diga-se de passagem – de dar a volta ao mundo em não mais que 80 dias. Philleas Fogg, um homem respeitoso e regrado, deixa toda a sua paz e tranquilidade e aceita o desafio para defender a sua honra, levanto consigo em sua viagem o mais novo criado que arranjara - Passepartout.



Porém, no mesmo dia que Philleas parte em sua viagem, o banco da Inglaterra é roubado – o que aparentemente não é nada difícil – e todas as suspeitas caem sobre o honrável Philleas Fogg. Então, colocam em seu encalce o inspetor Fix, que o perseguirá por todo o globo.


Durante sua viagem, Philleas Fogg sempre permanece calmo, apesar de ocorrer alguns incidentes durante seu trajeto. Em um dos incidentes – na Índia – Passepartout salva a Srta. Aouda, uma viúva que morreria junto com seu marido pelos costumes do país. Acaba que a Sra. Aouda, Philleas Fogg, Passepartout e Fix circundam o globo juntos, unidos por vários acasos.



Um livro com o final emocionante, uma lição de moral e pensamentos visionários do escritor Júlio Verne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário