sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha - Cai o Pano


Nome: Cai o Pano - O Último Caso de Poirot
Série: Hercule Poirot
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Para resolver o último caso de sua carreira, o detetive belga Hercule Poirot volta ao local onde solucionou os primeiros crimes. Neste livro, o último de um ciclo de romances de Agatha Christie, o talento da escritora inglesa junta-se à primorosa tradução de Clarice Lispector.


Na verdade, esse é um excelente livro. O único problema é que esta pessoa inteligente que vos escreve fez a grande besteira de ler primeiramente o último livro da série de Hercule Poirot. O lado bom é que a maioria dos livros tem estórias independentes uma das outras para um entendimento geral. O lado ruim é que eu li o último da série, que falou MUITO do primeiro livro da série. Mas enfim, vamos a estória, a melhor parte.


Como eu já disse, o último caso de Poirot acontece no mesmo cenário do primeiro caso que ele se viu envolvido. Hercule Poirot envia uma carta para seu fiel escudeiro Arthur Hastings para vir passar um tempo na casa na que solucionaram o primeiro caso da carreira de Poirot, que agora transformara-se em uma estalagem. Arthur aceita e vai se encontrar com o amigo, e quando o encontra vê o brilhante Hercule Poirot no fim dos seus tempos, está em uma cadeira de rodas e parece velho e cansado. Apesar disso, sua mente astuta e brilhante continua a mesma.


Encontrando-se com seu amigo descobre que aquilo é mais do que somente uma visita casual, Hercule Poirot está atrás de um serial killer, e tem certeza de que sua próxima vítima está na estalagem. Achando um padrão entre casos totalmente distintos que só Poirot conseguiria encontrar, seguiu o assassino até a pequena cidade onde toda a sua carreira começou. Como está inválido, precisa da ajuda de seu amigo Arthur para conseguir todas as informações necessárias para que seu último caso seja glorioso.


Por ser o último livro de uma série, é praticamente a despedida dos personagens principais e da própria autora para com seus fieis leitores. O livro é bem estruturado com uma história super elaborada e envolvente, e até mesmo emocionante, típico de Agatha Christie, e com algumas semelhanças com Sir Arthur Conan Doyle com Sherlock Holmes, pois neste livro quem conta a história de Poirot é seu melhor amigo e escudeiro Arthur Hastings. Um livro de alto nível, mas não esqueçam de ler o primeiro antes de ler "Cai o Pano".

4 comentários:

  1. Sua resenha ficou muito boa,mostrando sua opinião. Parabéns

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    http://dienylady.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz isso com os livros do Harlan Coben, comecei pelo último da série do Myron Bolitar, haha, agora vou começar a ler os primeiros...
    Eu adoro os livros da Agatha, mas antes de começar essa série vou procurar a ordem, hehehe.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Faça isso, hahaha. Só fui descobrir que tinha toda uma sequência quando acabei de ler e fiquei extasiada com o final e nas últimas páginas do livro tinha a tal sequência. Agora preciso ler os primeiros. Hahaha

      Excluir