sábado, 4 de maio de 2013

Step Up - A Arte da Dança

Esse post é um pouco diferente daqueles que eu estava fazendo, então, nada de seriados asiáticos desta vez! Até por que eu acho que vocês já queriam me bater, mas ok. O tema desse post é algo que eu amo de paixão: dança. Lógico que eu gosto de vários tipos de dança, e logo mais trarei um pouco sobre elas para vocês, mas agora vamos falar especificamente dos estilos que aparecem nos filmes do Step Up.


No geral, os filmes do Step Up tem a mesma história: a dança mudando a vida das pessoas para melhor. No primeiro filme (Step Up) conta a história de Nora, uma bailarina clássica que fará uma apresentação de dana original para conseguir ingressar em uma compania profissional, e Tyler, um garoto do subúrbio que adora hip hop e que está cumprindo trabalho comunitário na escola de Nora por destruir o teatro do mesmo. Os dois se envolvem no desenrolar da história e o mais interessante do filme é a mistura do balé clássico com o street dance. Na minha opinião um dos melhores filmes, e a melhor cena é a da dança final.


O segundo filme (Step Up 2: The Streets) tem praticamente o mesmo cenário do primeiro, mas com uma mudança de personagens. Andie é uma garota rebelde que vive no mesmo bairro onde vivia Tyler (Step Up 1), e o mesmo consegue uma audição na mesma escola de artes do primeiro filme, para que ela não precise se mudar. Por ter entrado nessa nova escola, seus amigos do bairro a expulsam do grupo de dança que tinham. Na escola nova, ela conhece Chase, que a inspira em criar um grupo só dela com os alunos da escola que são desprezados, mas que tem habilidades de dança incríveis. Com esse novo grupo eles entram no The Streets, uma competição de dança de rua. O que eu mais gosto desse filme é a introdução no elenco do Moose, e a melhor cena também é a dança final.


O terceiro filme (Step Up 3D) já muda totalmente o cenário, apesar de trazer alguns personagens de volta, como Moose (na verdade, ele é um dos protagonistas) e Camille (a irmã de Tyler, lá do primeiro filme), além de alguns outros dançarinos da MSA (segundo filme). Moose sai do universo da dança e vai junto com Camille para a faculdade. Porém, antes mesmo do tour pelo novo colégio ele se depara com a dança novamente. Perseguindo um cara com os tênis mais legais que ele já viu, Moose vai parar em uma praça onde entre em uma disputa de estilo livre sem querer. O cara do tênis, Luke, o tira de uma confusão e Moose acaba se envolvendo com os Piratas, grupo de street dance do qual Luke é líder. Para salvar o lugar que eles chamam de "Caixa Forte", Luke e os Piratas, com a ajuda de Moose e Natalie (uma garota misteriosa pela qual Luke se apaixona) vão tentar ao máximo ganhar um torneio e com o dinheiro salvar o seu lar. Na minha opinião é também um dos melhores filmes e a melhor dança (não, desta vez não é a dança final, apesar de ela ser bem legal também) é uma cena que achei no youtube como "Water Dance".


Os dois últimos filmes que mencionei focaram principalmente no street dance, deixando um pouco de lado os outros estilos de dança, mais ou menos, porque o street dance é uma mistura de estilos.
O quarto filme (Step Up Revolution ou Step Up 4: Miami Heart) vem com um ritmo mais diferente. Ele fala, entre outros ritmos, do street dance e da dança contemporânea, uma arte, acredito, ainda mal compreendida. Emily saiu da faculdade para tentar realizar seu sonho de entrar em uma das mais famosas companias de dança contemporânea, porém seu pai é totalmente contra essa ideia. Além disso, ela tem toda a técnica, porém lhe falta a emoção tão característica desse estilo de dança. De volta a Miami, Emily se envolve com Sean e resolve entrar no grupo de street dance que ele lidera, para ajudar na sua performance, porém ninguém pode saber quem ela é, pois seu pai quer destruir o bairro onde o grupo mora para construir um luxuoso hotel. Ao saber disso, "A Máfia", como chamam o grupo, para se simplesmente fazer flash-mobs para transformar sua arte em uma arte de protesto. Na verdade eu esperava mais desse filme (e o Moose só aparece bem no final), porém ele é legal e tem umas coreografias bem fascinantes. Uma coreografia bem legal eu achei no youtube como "Step Up Revolution - Dance Scene 4" que é quando eles invadem o escritório onde estão decidindo sobre a construção do hotel para protestar contra isso. E na dança final aparecem os Piratas, do terceiro filme!


Todos os filmes valem a pena assistir, principalmente se você é interessado nesse tipo de coisa. Se não for também, acho que assistindo a esses filmes é impossível não viajar um pouco e se imaginar dançando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário